SAJ: Vereador Cristiano Sena solicita sessão especial na Câmara para lembrar o Dia Mundial do Diabetes - Mg Noticias.net

Mg Noticias.net

Mg Notícias aqui você fica bem informado!

SAJ: Vereador Cristiano Sena solicita sessão especial na Câmara para lembrar o Dia Mundial do Diabetes

SAJ: Vereador Cristiano Sena solicita sessão especial na Câmara para lembrar o Dia Mundial do Diabetes

Share This
Uma sessão especial foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio de Jesus para lembrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. De autoria do vereador Cristiano Sena (PSD), a sessão aconteceu na última segunda-feira, dia 13 e contou com a presença de Dr.  Ivan  que realizou uma palestra abordando o assunto.  O palestrante falou da  importância da prevenção de combate à  doença e destacou sobre os dados que apontam um crescimento do número de diabéticos no mundo todo. Segundo a OMS- Organização Mundial de Saúde o número de indivíduos com a doença já chega a 422 milhões, ou seja, 8,5% da população. Somente em 2014 mais de 1,5 milhões  de pessoas morreram vítimas do diabetes.
Powered by flickr embed.

Segundo o vereador Cristiano Sena, o público que compareceu à sessão foi informado  e conscientizado sobre a importância dos cuidados com a saúde, as ações de prevenção e alimentação saudável. A diabetes é uma doença crônica não transmissível, evolutiva e crônica, caracterizada por níveis elevados de glicemia (açúcar no sangue), má alimentação e obesidade, destacou o Edil, agradecendo a todos que compareceram a essa sessão especial.

Mutirão: Triagem de glicemia e aferição de pressão

Ainda em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, foi realizado  na manhã deste sábado, (18), na Praça Padre Mateus um mutirão de diagnósticos com testes de glicemia e aferição de pressão. A ação foi uma iniciativa do vereador Cristiano Sena e contou com o apoio da prefeitura municipal, através do prefeito Rogério Andrade,  do secretário  de Saúde do município, Dr. Leandro Lobo e sua assessora Elba,Dr Ivan, Técnicas de Enfermagem Keila e Jersenita. Também compareceram ao mutirão, prestigiando e apoiando o Promotor Dr. Julimar Barreto e o secretário de Trânsito, Clovis Ezequiel, que na oportunidade participaram da triagem.

O vereador Cristiano Sena discorreu sobre a importância dessa triagem de glicemia e aferição de pressão, onde muitas pessoas puderam participar e através desse teste passaram a ter conhecimento que eram diabéticas. “Um caso mais acentuado foi detectado, onde uma pessoa  apresentou um nível de açúcar no sangue acima de 420; o mesmo foi encaminhado imediatamente ao Hospital Regional para os devidos cuidados, os demais casos serão encaminhados para um médico endocrinologista”, informou.

Outra presença  importante no evento foi a da equipe do IDSAJ- Instituto dos Diabéticos de Santo Antonio de Jesus que está sendo criado para acolher as pessoas com diabetes e encaminhá-las  para o devido tratamento. Cristiano Sena disse ainda que a sede da Associação já está sendo preparada e sua inauguração será em dezembro. “O IDSAJ será um braço forte juntamente com os órgãos de saúde de nossa cidade contra o diabetes”, afirmou confiante.
Mg Notícias/ Fotos assessoria do vereador

Nenhum comentário:

Pages