Urologista fala sobre prevenção do câncer de proposta durante Sessão Especial na Câmara - Mg Noticias.net

Mg Noticias.net

Mg Notícias aqui você fica bem informado!

Urologista fala sobre prevenção do câncer de proposta durante Sessão Especial na Câmara

Urologista fala sobre prevenção do câncer de proposta durante Sessão Especial na Câmara

Share This


Após realizar o 1º Encontro Municipal do Outubro Rosa, a Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus adere ao Novembro Azul. Nesta última segunda-feira (06), no Plenário do Legislativo, a Câmara Municipal realizou uma Sessão Especial em alusão ao combate e prevenção do Câncer de Próstata, assunto ainda cheio de preconceito e resistência entres os homens que não têm o hábito de ir ao médico para a realização de exames. Sugerido pelo vereador Francisco Freire (PPS), a Sessão teve como palestrantes os médicos Jackson Oliveira e Luciano Ramos. Representantes do Instituto Amigas do Peito estiveram prestigiando a solenidade.

O médico urologista Jackson Oliveira, na oportunidade, explicou sobre a prevenção, os riscos da doença e a importância do exame precoce. “Precisamos está muito vigilante com o câncer de próstata. Não podemos ficar esperando que esse tumor dê sintomas, câncer rotineiramente não dá sintomas, câncer não dói, o câncer vai abatendo pelas beiradas. O câncer de próstata habitualmente quando ele dobra as pernas, ele fratura a coluna do homem, ele é um câncer ávido para os ossos. A doença do câncer de próstata é um problema de saúde pública por abater não só homens no Brasil como em outros países. Se o homem usar da ferramenta, e buscar o exame anualmente, ele não vai correr o risco de ir para uma doença avançada”, afirma o urologista.


“Fizemos uma sessão dedicada ao Outubro Rosa e quantidade de mulheres aqui na Câmara superou todas as expectativas. Os homens tem medo de que o médico durante a palestra fale algo que às vezes ele esteja sentindo e acaba criando esse medo, essa barreira. Foi uma palestra elegante, Jackson foi espetacular no bate papo entre ele e as pessoas que estavam presente no Plenário da Câmara. Foi um português usado onde todos puderam entender, as perguntas foram objetivas e o médico Jackson deu um show de bola. Precisamos mais da participação das pessoas”, avaliou o parlamentar Francisco Freire.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O exame de próstata chamado de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) que é feito no sangue, é de fundamental importância para a saúde do homem, por isso os exames preventivos são importantes, quanto mais cedo for detectado o problema, maiores as chances de cura, já que alguns tumores podem crescer de forma silenciosa, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A população pode acompanhar as sessões no Plenário da Câmara ou, ao vivo, através do site – www.camarasaj.ba.gov.br  /ASCOM

Nenhum comentário:

Pages