Defesa de Lula dispensa testemunhas na véspera de depoimentos - Mg Noticias.net

Mg Noticias.net

Mg Notícias aqui você fica bem informado!

Defesa de Lula dispensa testemunhas na véspera de depoimentos

Defesa de Lula dispensa testemunhas na véspera de depoimentos

Share This


Dispensa das testemunhas. Este foi o padrão adotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho caçula, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, às vésperas dos depoimentos. Sendo estas, testemunhas que eles próprios arrolaram em processo no âmbito da Operação Zelotes. 

Conforme o Estadão, depois de mobilizar a estrutura do Judiciário para intimar 80 depoentes, os advogados dos dois já protocolaram a desistência da oitiva de 40. Até agora, 12 falaram. Na ação, eles são acusados de integrar um esquema de tráfico de influência para viabilizar a compra de caças e a aprovação de uma medida provisória no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

As medidas têm atrasado o andamento da ação penal sobre o caso, que pode resultar em mais uma condenação ao ex-presidente e complicar seus planos de concorrer novamente ao Palácio do Planalto em 2018. A lista de testemunhas inclui executivos e ex-mandatários de outros países, diversos políticos e até o técnico do Sport, do Recife, Vanderley Luxemburgo.

Na ação, em curso desde dezembro do ano passado, Lula é acusado de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Luís Cláudio responde por estes dois últimos crimes. Os procuradores da Operação Zelotes sustentam que o ex-presidente ofereceu a lobistas do setor privado a possibilidade de influenciar o governo Dilma a fechar o negócio dos caças e viabilizar a MP. Em troca, alegam os denunciantes, uma empresa de Luís Cláudio recebeu pagamentos de R$ 2,5 milhões. O caso foi revelado pelo Estado em 2015.

Nenhum comentário:

Pages