Há pouca boa vontade do governo federal com o Nordeste, reclama Rui Costa - Mg Noticias.net

Mg Noticias.net

Mg Notícias aqui você fica bem informado!

Há pouca boa vontade do governo federal com o Nordeste, reclama Rui Costa

Há pouca boa vontade do governo federal com o Nordeste, reclama Rui Costa

Share This
Em Brasília nesta quinta-feira (3), um dia após o presidente Michel Temer (PMDB) ser salvo pela Câmara dos Deputados de um possível afastamento do cargo, o governador Rui Costa (PT) externou a insatisfação dos chefes de Executivos do Nordeste com a gestão federal. Em entrevista ao BNewso petista baiano disse que os projetos começaram a ser barrados de forma "estranha".

Questionado se haveria retaliação do governo Temer com o estado da Bahia, Rui foi mais além. "Olhe, eu diria que a situação não é só com o estado da Bahia. Todos os governadores do Nordeste têm reclamado de forma expressiva do abandono do que havia sido consolidado no Brasil, que passou a ser chamado de relação republicana entre governos federal, estadual e municipal. Isso está sendo substituído por relações que ninguém consegue definir quais são", apontou.
"Os projetos começaram a ser cancelados, anulados ou protelados sem maiores explicações. Isso, todo mundo está estranhando. Não quero fazer acusações, mas estranhamos muito o cancelamento ou protelamento de muitos investimentos. Repito, não só da Bahia, mas do Nordeste inteiro. Há uma percepção clara dos governadores da pouca boa vontade com o Nordeste brasileiro por parte do governo federal nestes últimos dois anos", disse o chefe do Executivo baiano. 
Ferrovia Oeste-Leste - A Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) pode passar para a responsabilidade do estado da Bahia. Conforme informação do próprio governador Rui Costa, essa possibilidade existe por conta da concessão que haverá da obra por parte do governo federal. O petista esteve nesta quinta no Ministério dos Transportes, onde tratou do assunto. "A Fiol, tocada até aqui pelo governo federal, será colocada em concessão. Nós vamos acompanhar, porque a Bahia já manifestou vamos reiterar o interesse, a prioridade nesse projeto. Se necessário for, a Bahia se dispõe a recepcionar esse ativo da ferrovia, como já recepcionou lá atrás outras estradas federais", ressaltou.
No início de setembro, Rui deve ir à China para tratar da Fiol de outros investimentos do estado a exemplo do Porto Sul em Ilhéus.

Nenhum comentário:

Pages